Search
Close this search box.

Porque é necessário habilitar a minha empresa para começar a importar e/ou exportar?

Porque no Brasil se você é uma empresa e precisar importar matéria prima para ser utilizada na produção, componentes para montar algum tipo de equipamento, equipamentos imobilizados para fazerem parte de sua linha de produção, ou produtos acabados (bens de consumo) para serem comercializados, a habilitação do radar de importação e/ou exportação é obrigatória! Essa obrigatoriedade foi criada e formalizada pela Receita Federal em agosto de 2002 e não existem indícios de haver qualquer tipo de mudança nesta legislação.

No Brasil não é permitido importar produtos que serão revendidos seja para pessoas físicas ou pessoas jurídicas, vinculados a uma pessoa física (CPF), o radar de importação sempre estará vinculado a uma pessoa jurídica (CNPJ).

Ela regula todas as entradas de mercadorias (importações) no Brasil e todas as saídas (exportações) também. Tudo isso feito via sistema tecnológico, a Receita Federal é conhecida por fazer uso de um supercomputador, onde eles conseguem cruzar diversas informações e dessa forma enxergar a vida de todos os contribuintes brasileiros, conhecendo os seus comportamentos e padrões mais do que eles mesmos.

Logo, quando você entender que é mais estratégico e rentável para o seu negócio, importar produtos de outros países ao invés de adquiri-los no mercado interno, você precisará providenciar a habilitação do radar de importação e/ou exportação para o seu negócio. Esse é o primeiro passo de uma importação e/ou exportação. É o começo de tudo quando estamos falando de sua empresa adentrar no mundo do comércio exterior.

Uma vez tendo a empresa habilitada você possui um prazo de 12 meses para iniciar as suas importações ou exportações. Se nesse período você não utilizar o radar, isto é, não importar nenhum produto (ou não exportar), o seu radar Siscomex prescreverá, isto é, caducará e você precisará habilitar o radar de sua empresa novamente, tudo isso feito sempre via Receita Federal do Brasil.

Uma alternativa. É fazer uma pequena importação (de um produto, equipamento e ou insumo que você precisa para a sua empresa) próximo ao vencimento do radar, e dessa forma você conseguirá manter o mesmo vigente e disponível para quando precisar. E assim sucessivamente.

Independente o caminho que você queira seguir, importar pela sua própria empresa, sem dúvida alguma é o tipo de operação mais econômica, ou importar via trading, a organização contábil de sua empresa deve ser muito bem-organizada, além dos impostos também estarem pagos, sem nenhum débito.

Para ver qual o cenário atual de sua empresa, faça a análise por aqui.

Caso esteja precisando habilitar o radar de importação e/ou exportação de sua empresa, agora mesmo, fale com os nossos especialistas ou calcule a probabilidade de a habilitação de sua empresa ser aprovada perante a Receita Federal aqui.

Habilite aqui o radar de sua empresa em até 24 horas!