Este é um processo de exportação simples, mas muito pouco conhecido ou divulgado para as pequenas e médias empresas. Para que uma empresa seja “autorizada” a fazer esse tipo de procedimento, o primeiro passo sempre passa por uma habilitação da sua empresa junto aos órgãos fiscalizadores, neste caso específico trata-se de uma habilitação junto à Receita Federal do Brasil (RFB) responsável por dar um aval que mudará o status de sua empresa, alterando-a de uma empresa comum, para uma empresa habilitada para exportar os produtos que produz internamente ou que compra para revender.
Através deste procedimento simples (Habilitação do Radar de Exportação), muitos fabricantes ou comerciantes nacionais poderiam estar explorando mercados mais estratégicos e rentáveis de outros países ao invés de manter-se competindo pela mesma fatia de mercado em um cenário restrito somente ao Brasil, estreitando as suas margens de lucro e estrangulando anualmente o seu capital empresarial.
Acesse os valores de habilitação conforme o porte de sua empresa!
É sabido que trabalhar exportando para outros países tem sido uma estratégia muito rentável para muitos pequenos e médios negócios. Isso se deve, pois, o dólar continua a subir e não existem previsões de que esse cenário será alterado tão cedo. Sendo assim existe uma grande janela de oportunidade que é disponibilizar os produtos nacionais em países que possuem moedas fortes como o dólar (U$), libras (£), o Euro (€) e outras que também possuam moedas mais valorizadas que o Real (R$). Com essa estratégia de exportação os produtos nacionais chegarão no mercado exterior com preços competitivos e com grandes chances de conquistar novos mercado, trazendo um aumento no faturamento e maior estabilidade ao seu negócio.
E por onde devo começar? Vamos a um passo a passo:
- Fazendo uso da internet, que reduziu as distancias geográficas, você pode cadastrar os seus produtos em market places com atuação global como, AliBaba, Wish, Baidu, Shopee e etc;
- Logo em seguida você deve providenciar a habilitação de um Radar de Exportação para a sua empresa, o que lhe permitirá comercializar os seus produtos com outros países, de forma legal e idônea;
- E para providenciar a entrega dos seus produtos em outros países, você deve contratar uma empresa de despacho aduaneiro que fará todo o tramite fiscal e logístico para que os seus pedidos possam ser entregues em diversos países com total segurança e agilidade;
Em um futuro próximo vamos detalhar esses 3 tópicos através de um e-book sobre Exportação.