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Radar Siscomex: cuidados para evitar o seu cancelamento

Outro detalhe importante sobre o processo de habilitação do Radar Siscomex de uma empresa, está relacionado a existência de um prazo de validade do mesmo. Por isso sempre alertamos, que se você pretende habilitar o Radar Siscomex da sua empresa sem uma previsão clara e objetiva de quando iniciará os processos de importação de produtos (ou de exportação) o mais indicado é amadurecer um pouco mais a relação comercial com os seus fornecedores estrangeiros (ou clientes) visando dar entrada na habilitação do Radar com um horizonte mais claro e mais próximo das suas reais condições. Em se tratando de importações, você pode avançar nas seguintes questões:

  1. Localizar fornecedores estratégicos no exterior (via internet);
  2. Solicitar amostras de produtos;
  3. Solicitar cotações dos produtos e demais condições comerciais;
  4. Fazer um estudo de valores dos produtos + custos de importação, visando chegar a custo total da importação;
  5. Levantar capital (seja ele próprio, com bancos ou benefícios (FINIMP e etc)) para fazer uma primeira importação;

Acesse os valores de habilitação conforme o porte de sua empresa!

Nos casos de exportação as etapas são similares, com pequenas alterações em somente alguns detalhes:

  1. Localize clientes potenciais e com real interesse em adquirir seus produtos (sejam eles distribuidores, lojistas ou clientes finais);
  2. Envie amostras dos seus produtos;
  3. Providencie o envio de cotações dos produtos e demais condições comerciais;
  4. Faça um estudo de valores dos produtos + custos de exportação, visando chegar a um custo total da exportação;
  5. Levante capital (seja para produzir ou pagar demais taxas) para fazer uma primeira exportação;

Uma outra informação importante de se ter em mãos é com relação ao ritmo (continuidade) dos processos, sejam eles de importação ou de exportação. Isto é, você pretende fazer importações (ou exportações) mensais, trimestrais, semestrais ou anuais? Antes de dar entrada na habilitação do Radar Siscomex, você também pode olhar para o seu negócio com essa perspectiva de futuro, incluindo os investimentos financeiros necessários para viabilizar essas operações.

Todos esses detalhes são importantes, pois muito se fala sobre a habilitação do Radar Siscomex, mas pouco se fala sobre a existência de um prazo de validade do mesmo. Isto é, caso você habilite o radar Siscomex de sua empresa, mas fique sem importar ou exportar (mesmo que seja uma operação com um valor baixo) por 12 meses, automaticamente o sistema da RFB (Receita Federal) expirará a sua habilitação. Por isso a importância de você ter um olhar para as suas importações futuras (ou exportações), visando manter uma continuidade nos seus processos comerciais, evitando este tipo de imprevisto e a necessidade de investir novamente em uma nova habilitação.

Muitos empresários(as) só se dão conta de que o Radar Siscomex de suas empresas expiraram, quando já iniciaram um processo de importação (os produtos já estão à caminho do Brasil) ou um processo de exportação (já vendeu os produtos para um cliente estrangeiro), o que é uma situação delicada, pois todo processo de habilitação do Radar Siscomex é feito pela Receita Federal do Brasil, órgão regulamentador desta área e que também possui prazos próprios para cada procedimento, similar a qualquer outra instituição séria e organizada. A dica é: invista em planejamento para evitar imprevistos.

 

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